Marc Márquez vai estar de fora até ao final da temporada, o que significa que vai falhar o GP Portugal em Portimão.
O piloto espanhol não compete há três semanas, depois de ter caído no GP Indonésia. Inicialmente, a lesão do atual campeão do mundo não aparentava ser grave, mas a situação mudou.
Depois de uma reavaliação médica, Márquez foi operado ao ombro direito (13 de outubro) e terá de ficar com o braço imobilizado durante quatro semanas.
Desta feita, o espanhol vai falhar as últimas três provas do campeonato, (Malásia, Portugal e Valência). A decisão foi tomada para que o piloto recuperasse na totalidade, ainda para mais porque já conquistou o título mundial.
"Analisando toda a situação, acreditamos que a ação mais adequada, inteligente e consistente é respeitar o momento biológico da lesão, mesmo que isso signifique que não possa correr mais esta época ou comparecer à sessão de testes. Sabemos que nos espera um inverno difícil, com muito trabalho para recuperar os meus músculos a 100% e estarmos prontos para 2026. Mas isso não deve ofuscar nem fazer-nos esquecer o grande objetivo que alcançámos este ano: voltar a ser campeões do Mundo e, em breve, todos o celebraremos juntos. Obrigado a todos os fãs pelas simpáticas mensagens, à Ducati e a todos os patrocinadores pelo apoio e compreensão", disse Márquez.
Ainda não se sabe qual é o piloto que irá substituir Marc Márquez em Portimão e em Valência. À semelhança do que aconteceu na Austrália, Michele Pirro vai alinhar também no GP Malásia.